Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
Página Inicial Empresa Vídeo Cursos Nosso Palestrante Nossos Clientes Depoimentos Dúvidas Como Comprar Dicas de Segurança Contato
Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
Dicas de Seguranša

Seu prédio tem segurança?» Seu prédio tem segurança?

A lente colocada em meus olhos é focada para o item segurança. Ao perambular pelas ruas de São Paulo verifico que grande parte das residências e condomínios fornecem mais facilidades do que dificuldades para a ação de marginais.

Quando viajo a trabalho ou lazer, percebo que em outros estados a problemática é a mesma, ou seja, os lares carecem de um esquema de segurança eficiente. Falta profissionalismo, sobra amadorismo.

Tenho notado também, que boa parte das construtoras, ao elaborarem a planta do novo empreendimento, não se preocupam em criar uma edificação voltada para impedir furtos e assaltos. Desta forma, o "problema" irá estourar nas mãos dos compradores que perceberão as falhas, logo nas primeiras semanas, após a mudança.

Guarita mal posicionada, muros baixos, entrada para garagem totalmente devassada, portão automático de péssima qualidade e lento, falhas estruturais na portaria, principalmente para o atendimento de prestadores de serviços e estranhos, são alguns dos problemas mais comuns. A correção desses erros, custará um bom dinheiro aos novos moradores, que não contavam com esse dispêndio.

A conclusão é uma só: o projeto arquitetônico não levou em conta os aspectos básicos de segurança patrimonial. E quem arcará com esse prejuízo?

Já comentei dos aspectos estruturais, mas não posso esquecer do material humano. A função do porteiro é fundamental, tanto em condomínios residências e comerciais, como nas indústrias. Aí surge uma pergunta importante: "O homem responsável pela portaria foi treinado e reciclado para atender regras básicas de segurança?" A resposta que mais ouço é "Não".

Conclusão: Todo o investimento feito no projeto de segurança patrimonial, irá por água abaixo, no momento em que o responsável pela portaria (sem o devido treinamento) falhar no procedimento. O problema parece estar resolvido, quando temos o equipamento certo, juntamente com o treinamento dos funcionários responsáveis pela segurança. Definitivamente não. Resta ainda conscientizar os moradores que deverão seguir a risca, as normas procedimentais relativas à segurança.
Normalmente, alguns moradores, desautorizam o homem da portaria, no momento em que não desejam passar por todos os procedimentos de rotina. É nesse instante que se abre uma brecha para o "trabalho" dos criminosos.

É de se frisar que o marginal, habituado a assaltar prédios ou empresas, faz uma análise conjuntural do local a ser invadido. Se ele perceber que aquele edifício possui regras rígidas e equipamentos de segurança bem localizados, é natural que ele procure outro condomínio mais desprotegido para atuar. É a lei do menor esforço.

Amigo leitor, lembre-se dessa máxima: "O marginal procura facilidade e não dificuldade".

Dr. JORGE LORDELLO
Escritor Internacional
Pesquisador Criminal
Palestrante e Conferencista
Delegado de Policial licenciado
Consultor de Segurança
Apresentador do Programa Proteja-se

© Direitos Autorais Reservados

VOLTAR

 

Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
CENTRAL DE VENDAS(11) 4759.1939
PORTAL DOS VÍDEO CURSOS DE SEGURANÇA
Portal dos Video Cursos de Segurança. - © Copyright 2008 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento e Manutenção