Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
Página Inicial Empresa Vídeo Cursos Nosso Palestrante Nossos Clientes Depoimentos Dúvidas Como Comprar Dicas de Segurança Contato
Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
Dicas de Seguranša

Democratização do sequestro» Democratização do seqüestro

A década de 80 foi marcada pelo surgimento do crime de seqüestro no Brasil, praticado por profissionais que tinham como alvo pessoas ilustres e bem posicionadas financeiramente. Os casos mais famosos foram o do publicitário Luiz Salles, o do empresário Abílio Diniz e o do sócio da Artplan Publicidade, Roberto Medina.

Naquela época o número de seqüestros era pequeno, mas o valor do resgate, extremamente alto. O clima era propíicio para essa prática criminosa pois o empresariado brasileiro não tinha preocupação alguma em manter esquemas de segurança e a polícia não estava preparada para agir contra esse nova modalidade criminosa.

Nos anos 90 registrou-se uma mudança brusca do perfil do seqüestrado e atualmente temos os seguintes dados:

· 53% empresários e executivos
· 29% filhos e esposas
· 15% comerciantes
· 2% políticos
· 1% médicos

Com isso, a indústria do seqüestro se instalou em vários estados, principalmente São Paulo, gerando uma verdadeira banalização desse crime. O número de seqüestro aumentou e o valor do resgate diminuiu consideravelmente.

O dono de uma rede de postos de gasolina, após participar de meu curso anti-seqüestro, resolveu deixar o veículo importado de luxo para ser usado somente nos fins de semana e para viajar. Na sua rotina de trabalho recomendei o uso de carro menos atraente. Após duas semanas ele me ligou contando que quando dirigia seu automóvel luxuoso tinha sempre a impressão de que todos ao seu redor estavam olhando para ele e concluiu: "Agora que estou com um carro mais discreto percebo claramente que passo despercebido de todos e por isso me sinto mais seguro".

Os seqüestros feitos por profissionais, em sua maioria, se deram com vítimas que possuíam rotina extremamente rígida no tocante ao caminho casa/trabalho e trabalho/casa. Algumas dicas são importantes:

1) Não seja rígido nos seus horários de saída e chagada em casa e no trabalho;

2) Tenha pelo menos três percursos distintos para ir trabalhar e três diferentes para voltar para casa;

3) Procure não trafegar em ruas estreitas, de mão única, com pouco fluxo de carros;

4) Prefira ruas de trânsito rápido, marginais, grandes avenidas de mão dupla, com movimento médio ou intenso de veículos;

5) Trafegar com várias pessoas dento do carro é fator inibitório de seqüestro. Estimule seu filho a sair em grupo no mesmo carro;

6) Outra opção importante é a blindagem de veículos. Mais de 14 mil carros blindados circulam pelo país. Pena que a maioria da população não possa adquirir esse excelente equipamento de segurança. Além do futebol, o Brasil é o campeão de carros blindados do mundo, superando México e Colômbia. Infelizmente o crime de seqüestro foi "democratizado" pelos próprios marginais, pois antigamente, ficar como refém, e ter que pagar resgate era coisa de rico. Hoje, temos conhecimento de seqüestros com preço de resgate com valor inferior a R$ 5.000,00. Por isso, é importante que todos fiquem atentos. Mas uma pergunta fica no ar: "De quem é a culpa de toda essa insegurança?"

Dr. JORGE LORDELLO
Escritor Internacional
Pesquisador Criminal
Palestrante e Conferencista
Delegado de Policial licenciado
Consultor de Segurança
Apresentador do Programa Proteja-se

© Direitos Autorais Reservados

VOLTAR

 

Portal dos Vídeo Cursos de Segurança - Tudo o que você precisa saber sobre segurança em seu condomínio.
CENTRAL DE VENDAS(11) 4759.1939
PORTAL DOS VÍDEO CURSOS DE SEGURANÇA
Portal dos Video Cursos de Segurança. - © Copyright 2008 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento e Manutenção